quinta-feira, 4 março , 2021
Últimas Notícias
Capa / Seitas / Igreja Universal / Universal, Reino de Deus ou seita?

Universal, Reino de Deus ou seita?

É verdade que algumas pessoas se convertem a Jesus num culto na igreja Universal do Reino de Deus (IURD), contudo, o problema é permanecer na igreja Universal (IURD), onde a liderança, bispos; pastores e obreiros, seguem sem questionar os ensinamentos errados do auto intitulado bispo Edir Macedo, o papa1 da igreja Universal do Reino de Deus (IURD).
A Bíblia nos adverte em várias passagens que não devemos ter comunhão com aqueles que dizem ser discipulos de Cristo mas que ensinam doutrinas anti-biblicas.2 Sendo assim se há algum convertido que ali esta precisa sair dali antes que seja tarde.

“Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
(1 Timóteo 6:10 – ACF).

É inconcebível ver líderes de uma igreja com 8 milhões de membros no Brasil, que cresceu a ponto de estar em 172 países, que afirma representar o nome e o reino de Deus, estar novamente como alvo da crítica de toda a imprensa. Nós esperamos que haja oposição de não-cristãos para com os do povo de Deus, pois Jesus disse:

“Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.” – Mateus 5:11.

Parece-me que Jesus disse “por minha causa”, e não “por causa do dinheiro ou outra coisa qualquer”. E a injúria, a perseguição e toda palavra contraria à IURD se baseiam em fatos, denúncias contundentes, não em mentiras, muito menos por sua fidelidade a Cristo.

Quando homens desviam dinheiro dos fiéis para investirem em benefícios próprios, fazendo lavagem de dinheiro, buscando com seu poder financeiro, e quando observa-se o sectarismo dessa tal IURD, que não se mistura com outras igrejas, que não aceita pregadores de outras denominações, quando nota-se pessoas dividindo a suficiência do nome de Jesus com “pontos de contatos” como rosas, pães, água do Rio Jordão, EU PERGUNTO: O que falta para essa IURD ser considerada por toda comunidade cristã como uma SEITA PSEUDO-CRISTÃ?

Há cristãos piedosos que não chamariam a IURD de seita devido à sua fé em Jesus Cristo (Cristologia). Mas quando ela existe só no papel, e heresias começam a frutificar entre sua liderança, creio que precisamos por os devidos pingos nos “is” e pensarmos na possibilidade de declaramos a IURD como seita. Daí virão perguntas como: “Pode alguém se converter numa seita?” Primeiro, somos convertidos em Cristo Jesus. Se o Diabo mencionasse a Bíblia e fazendo críticas a Jesus, numa culto a Satã, e alguém ali, vendo o malígno desprezar o nome de Jesus, ele não poderia se converter a Jesus, dizendo: “Senhor Jesus, perdoe-me pelos meus erros. Eu quero te servir. Estou errado. Muda minha vida!”?? Sei que exagerei um pouco, todavia o Diabo não cansa de entrar e sair da IURD (É claro que isso vale para várias igrejas).

A questão é que a mensagem da Bíblia e do evangelho é tão poderosa que apesar das heresias de uma igreja que ruma ao sectarismo, muitos ouvem o plano de salvação e recebem Jesus. Mas nunca crescem na fé, o que torna imperativo que saiam dali. Tenha em mente que uma seita não salva.3

É com dor no coração que lamento pelas reportagens contra uma igreja que poderia ser tão útil na divulgação do verdadeiro evangelho, que poderia ter uma liderança exemplar. Que pena que há tamanha avareza por dinheiro. Como um disse do outro, a IURD está perdendo o foco, mas eu digo, sem reivindicar a fama de profeta: Perdeu há muito tempo. Como o dinheiro corrompe as pessoas, os cristãos. Acordei hoje com o desejo de ver picaretas evangelizando os presos, mas tenho medo de que esse convívio se torne um intercâmbio de experiências sobre como afanar. Mas depois que lavei o rosto, tomei meu humilde café, pensei em Deus, e expressei a Ele um desejo mais nobre: Que essa corja se arrependa!

Certa vez, um pastor disse: “Prefiro orar pelo arrependimento dos que usam mal o dinheiro do povo, porque se eu fosse me expressar pela carne, eu seria um maledicente”. Foram palavras que me tocaram. Sei que nem sempre as pus em prática, porque é difícil ser apologista e se calar ou se pronunciar com ética, apenas dialogando “numa boa”. Então, tenho pedido a orientação de Deus sobre como encarar a IURD.

Aos membros da IURD, eu digo: Cresçam na fé e no conhecimento da Bíblia. Exijam uma liderança cristã. Aos líderes, apenas uma palavra: Se vocês não se arrependerem do que fazem, do mal testemunho que dão, o verdadeiro Deus não os abençoará, mesmo que vocês creiam que o sinal da bênção de Deus sejam os bilhões que vocês arrecadam. Todos vão para o inferno uns por ensinarem e outros por concordarem com esses ensinos hereges. Estão perdidos em suas debilidades. Fico triste por ver uma instituição com um potencial maravilhoso, não estar servindo de instrumento de salvação.

NOTAS:


1 Papa, possivelmente provém do Latim “Papa”, do Grego πάππας, Pappas uma palavra carinhosa para pai) é como o Catolicismo Romano se refere ao bispo de Roma. Chamo Macedo e vários outros lideres supostamente evangélicos de papa pelas semelhanças que há entre eles. Por exemplo? Primeiro, assim como Bento XVI é o líder mundial da igreja Católica apostólica Romana. Edir Macedo é o líder mundial da IURD. Segundo, existe um dogma da igreja Católica Apostólica Romana que declara que papa católico não é um ser humano perfeito, mas é infalível quando se pronuncia a respeito de temas concernentes à fé. Ou seja, quando o bispo de Roma fala ou decide oficialmente como pastor de todos os “cristãos”, em nome da igreja, ele supostamente não erra. Nessa condição, “ele possui a infalibilidade para decisões definitivas no campo da fé e da ética”, diz a doutrina Católica Apostólica Romana. O dogma da infalibilidade foi instituído pelo Concílio Vaticano I (1869-70), convocado por Pio 9º. O documento Pastor Aeternus, aprovado em 18 de julho de 1870, estabeleceu a primazia do papa sobre toda a igreja e definiu sua infalibilidade na doutrina da fé. Da mesma maneira Edir Macedo e uns trilhões de supostos bispos, pastores enfim líderes pseudos-evangélicos ainda que não possuam um documento declarando sua infalibilidade como o papa romano, tem a infelicidade de possuir, são inquestionáveis em suas decisões.2 “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.” (1 Coríntios 5:11 – ACF). “Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras.” (2 João 1:9-11 – ACF). “Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.” (Apocalipse 2:14 – ACF)

3 “Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são condutores cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.” (Mateus 15:13-14 – ACF)

Por: Cristiano R. Braga
Texto base: Fernando Galli.

Peço perdão ao irmão Fernando Galli por usar seu texto e realizar nele varias adaptações pois não sou tão otimista ou talvez tenha menos fé do que ele na conversão da liderança da IURD.

CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 25,00 por mês

Sobre Ministério Heresia Tô Fora!

Ministério Heresia Tô Fora!
O ministério Heresia Tô Fora, no inicio era uma coluna no jornal O Resgate, mas as dúvidas enviadas pelo e-mail foram tantas que senti a necessidade de criar um site e um centro de estudos que funciona desde 1994, nosso ministério é paraeclesiástico e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas. Nossos objetivos são informar, ensinar e equipar os cristãos sobre as verdades do cristianismo bíblico. Visa atender à igreja em suas necessidades, oferecendo uma parceria qualificada na área da Apologética Cristã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 8.00 por mês