sexta-feira, 20 outubro , 2017
Últimas Notícias
Capa / Seitas / Igreja de Deus Internacional (MIDI) / Um ex-membro da seita de Eli Soriano fala das suas incoerências
Um ex-membro da seita de Eli Soriano fala das suas incoerências

Um ex-membro da seita de Eli Soriano fala das suas incoerências

The Bereans, Filipinas


Leia também:
Eli Soriano Exposto!
Como Eli Soriano “derrota” seus oponentes

De: “Dating Taga-daan” (pax_xx_xxxxx13@hotmail.com) [Data: 11/05/ 2002 15:03:17 -0000]

Que a paz do Senhor esteja com você,

Sendo uma antiga integrante da seita de Eli Soriano, eu posso citar vários ensinos peculiares com que este grupo alimenta os incautos. Durante minha última presença em uma reunião eu perguntei a um irmão o que foi ensinado no último domingo durante a ação de graças. O irmão disse que Eli Soriano ensinou por que a verdadeira igreja (o grupo de Soriano) não é encontrada nos livros de história. Que a história ensinada nas escolas de hoje está toda corrompida e que o Anticristo perverteu a história para desencorajar as pessoas a se juntarem a igreja verdadeira (novamente, o grupo de Eli Soriano). Em outras palavras, Soriano ensinou uma nova lição de história aos incautos e muitas vezes ingênuos membros. Isto foi para justificar seu ensino de que a igreja de Deus na Bíblia teve sua continuação aqui, nas Filipinas. Isso soa como se a igreja fosse um cogumelo que brota em vários outros lugares o qual ele (Soriano) não pode nem mesmo saber que existia. Parece que o senhor Soriano gostaria de acabar com os ensinos dos pais da igreja primitiva e colocar a sua seita como a única verdadeira sucessora da igreja que o nosso Senhor Jesus Cristo estabeleceu.

A ação de graças é durante os domingos, que é um dia de obrigação para os membros, aonde todos vão a Apalit, província de Pampanga ouvir o senhor Soriano pregar das 06:00 até as 17:00 ou até mais tarde. Este é um lugar onde se vê membros de outros locais cantando e dançando em frente ao palco, ao lado de onde se ouve o senhor Soriano e o senhor Razon pregarem, porque esta é sua oferta de gratidão a Deus. Existem outras reuniões à parte das que são feitas aos domingos. Essas (até onde lembro) são as seguintes: celebração do meio do ano, ação de graças dos jovens, ação de graças dos casais, e ação de graças por 3 dias durante o mês de dezembro, do dia 24 ao 26 (esta é para que os membros não participem das festividades de natal que ocorrem nessa época). Pessoas que não são membros que participam de uma reunião são tratadas com todo o tipo de agrados (comida à vontade, poder escolher os melhores assentos, transporte gratuito, etc).

Uma vez ouvi do senhor Soriano que a fé que ele estava praticando era similar a fé e prática que os cristãos do primeiro século tinham. Eu li os livros de história, li os escritos e ensinos dos pais da igreja e examinei a Bíblia para ver se existia alguma coisa que fosse ao menos parecida com essas reuniões. Mas não encontrei nada que chegasse sequer perto dessa doutrina da seita de Eli Soriano.

O centro de convenções da seita é o maior complexo de Apalit, Pampanga, para onde vão as contribuições de todos os membros. Nesse lugar funciona uma escola para crianças, uma casa para viúvas e órfãos, um condomínio, e junto diversos estabelecimentos comerciais. É dito que esse centro de convenções é como uma grande (ou está se tornando uma grande) arca de Noé. O senhor Soriano disse que o centro de convenções serviria como a arca de Noé para os membros da sua seita durante a Grande Tribulação. Que esse lugar abrigaria os membros enquanto o resto do mundo estaria sofrendo a tribulação. Isso lembra o que outras seitas fizeram. E sabemos o que acontece aos membros no fim!

Para justificar que o Senhor Soriano é o mensageiro de Deus nesses tempos finais, o obreiro da seita com frequência cita Apocalipse 1:3 afirmando que é o cumprimento da profecia que o senhor Soriano é o único que compreende a Bíblia nesses tempos finais. Ele também dirá a você que o senhor Soriano é o sábio que salvou seu povo da destruição (me desculpe, mas não lembro o verso). Além dessas ultrajantes afirmações o obreiro também dirá a você que a igreja e as localidades estão em grande débito. Que o senhor Soriano é o único que suporta as contas da igreja e que ele não pode negar a um seguidor que é membro que vem a ele de vez em quando pedir dinheiro emprestado.

Sempre pronto a se sacrificar pelos membros é como os membros descrevem o senhor Soriano. Mas se ele realmente estava pronto para fazer o supremo sacrifício então por que ele não se deixou prender pelo NBI [N.T.: em inglês, National Bureau of Investigation, a polícia federal das Filipinas] que ocorreu algumas semanas atrás? Por que ele não se deixou prender e deixar que os membros da seita expusessem o NBI ao fazer uma prisão ilegal? Ele não estava confiante que os seus obreiros, que ele criou, estariam prontos para tomar seu lugar caso alguma coisa ruim lhe acorresse?

Contrário ao que você possa ouvir nos programas de televisão, um membro que é solteiro é definitivamente desencorajado a se casar. O senhor Soriano afirma que avalia se os casais são financeiramente estáveis ou financeiramente preparados antes do casamento. Que ele aceita o casamento civil. Na verdade é o oposto que acontece. Eu lembro uma vez quando uma mulher obreira tinha uma cerimônia de casamento civil, mas não disse aos oficiais do distrito e, é claro, ao senhor Soriano sobre isso. Ainda que ele aceite casamentos civis eu acredito que a obreira e seu marido sabiam que eles podiam apoiar sua família, os obreiros os suspenderam indefinidamente por isso. Eu tenho certeza de que ela sabia ou provavelmente ouviu que Soriano ensinou nos seus programas de televisão. Mas é como uma tradição para os membros que se você entrou na igreja como solteiro, homem ou mulher, você deve permanecer solteiro pelo resto de sua vida.

E, finalmente, eu vejo que uma pessoa não conseguirá alcançar seus objetivos em termos de conhecimento educacional. Contrariamente ao seu potencial, não irá crescer economicamente, moralmente e espiritualmente, uma vez que ela se torna membro da seita de Eli Soriano. Os jovens membros da seita são desencorajados a frequentar a escola, mesmo que eles possam pagar por ela (apesar de alguns de fato abandonarem a escola após se tornarem membros da seita).

Aqueles que se graduaram na faculdade passam por dificuldades ao buscar emprego no mercado de trabalho. Na seita muitas vezes é dito que se contentem com empregos ruins, ainda que eles tenham potencial para conseguirem melhores empregos e poder facilmente ajudar suas famílias que sofrem financeiramente. Os membros são muitas vezes desencorajados a concluir os estudos ou buscar um emprego que pague um salário melhor. Porquê? Porque aos membros é sempre dito que a Segunda vinda de Cristo é iminente. Por que concluir os estudos ou buscar um trabalho melhor quando isso será inútil em breve? Como pode um jovem ser trazido a este tipo de ensino e crescer em maturidade individual quando ouve coisas como essa:

Vocês não acreditam? Ah! Seus desorientados. Ah! Porque vocês dizem que é mal dizer idiota, burro, estúpido, imbecil, pois quando vocês são questionados, também chamam os outros de idiotas, imbecis, estúpidos?

Nenhuma vez ouvi o senhor Soriano ensinar sobre a humildade (quando você está ensinando a Palavra de Deus, você deve ser humilde, se orgulhar apenas em proclamá-la). Ou então ele diz que proclama sua humildade ao dizer aos membros que é pobre. Mas nenhuma das características de um verdadeiro mensageiro de Deus você verá nele. Eu lembro que um doutor da igreja disse uma vez: a humildade é o caminho para Deus.

Deus o abençoe.

[O nome verdadeiro foi omitido por razões de segurança]

Resposta:

Prezada Francis,
Obrigado por compartilhar conosco essas coisas. Tenho certeza de que aqueles que estão na igreja de Deus internacional serão desafiados a fazer sua própria investigação sobre os erros e inconsistências de Eli Soriano o auto-proclamado “mensageiro” desta atual geração. Suas atividades e estilo de isolar as pessoas do mundo exterior para o propósito de doutrinação não é novo desde que Jim Jones, David Koresh, David Berg e algumas das mais populares figuras de seitas já fizeram isso.
Estou orando para que muitos filipinos abram seus olhos e mentes para esta verdade.

Justyn M.
The Bereans Coordinator
Filipinas

Leia também:
Eli Soriano Exposto!
Como Eli Soriano “derrota” seus oponentes

Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira – www.thebereans.net
Fonte:  http://www.discernimentobiblico.net/Uma%20ex-integrante%20da%20seita%20de%20Eli%20Soriano%20fala%20das%20suas%20incoer%EAncias.html

CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 25,00 por mês

Sobre Ministério Heresia Tô Fora!

O ministério Heresia Tô Fora, no inicio era uma coluna no jornal O Resgate, mas as dúvidas enviadas pelo e-mail foram tantas que senti a necessidade de criar um site e um centro de estudos que funciona desde 1994, nosso ministério é paraeclesiástico e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas. Nossos objetivos são informar, ensinar e equipar os cristãos sobre as verdades do cristianismo bíblico. Visa atender à igreja em suas necessidades, oferecendo uma parceria qualificada na área da Apologética Cristã.
CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 8.00 por mês