segunda-feira, 18 dezembro , 2017
Últimas Notícias
Capa / Seitas / Igreja de Deus Internacional (MIDI) / Como Eli Soriano “derrota” seus oponentes
Como Eli Soriano “derrota” seus oponentes

Como Eli Soriano “derrota” seus oponentes

por Justyn M. – The Bereans, Filipinas

Quem assiste aos debates de Eliseo Soriano não pode negar que ele sempre tem uma atitude grosseira ao gritar palavras como essas diante de seus oponentes:

  1. Se eu posso ler isso, então você vai aceitar que perdeu?
  2. Se eu posso mostrar a evidência de que você está mentindo, então você vai admitir que é um mentiroso diante de todas essas pessoas? Você admite que é um mentiroso? Você é um perdedor!!! Você é um perdedor!!! Você admite isso?

Eliseo Soriano não tem educação nem respeito pelos seus oponentes. Ele sempre esbraveja com eles usando palavras fortes e justifica seu uso com referências bíblicas do próprio Cristo. Ele deve saber (talvez) que para alguém usar palavras como “víbora”, “imbecil” e outras igualmente degradantes para descrever a pessoa com quem se está a debater é culturalmente inaceitável na maior parte das Filipinas. Mesmo se essas palavras descritivas foram usadas na cultura do antigo oriente médio como meios de descrever uma pessoa que não conhecesse o verdadeiro Deus, isso não nos dá licença para usar tal linguagem nas Filipinas. Além do mais, se Eliseo Soriano está usando as Escrituras para justificar suas palavras e ações, ele deveria estar ciente do que Pedro diz na I Pedro 3:15, “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”.
Sempre que alguém usa o resultado para justificar os meios usados para alcançar esse resultado existe um preço a pagar. O preço que Eliseo Soriano, a atual e a próxima geração (da Igreja de Deus Internacional/O Caminho Antigo) irão pagar, será a perda do respeito de seus familiares e seus seguidores, e sua decepção com os preceitos e princípios que formam as bases de suas crenças. Uma pessoa (ou organização) irá colher o que semeou. Se eles semearam desrespeito, raiva e ódio, então será isso que eles vão colher. Raiva emocional é o único método de debate usado por Eliseo Soriano. É o único modo que ele pode garantir que irá vencer o debate. Neste tipo de debate não existe possibilidade de controlar as emoções de Eliseo Soriano e o grande número de seus seguidores sempre presentes. O pandemônio que por fim irrompe na arena de debate é em geral suficiente para dar a impressão de que ele está vencendo, mesmo quando seu oponente é capaz de expressar uma verdadeira (ruim para ele) interpretação do que ele defende.

É exatamente por isso que é um grande erro aceitar um convite para debater com Eliseo Soriano. Esses debates não passam de um circo, um terreno fértil para ataques pessoais, gritos e argumentos absurdos inflamados contra qualquer oponente que teve a infelicidade de ter concordado em ir ao debate. Isso é muito similar as rinhas de galos filipinos, onde eles lutam até a morte. Infelizmente, qualquer debate com Eliseo Soriano nunca é justo. Ele exige que somente as suas regras sejam seguidas no debate, assegurando assim, a ilusão de sua vitória. Eliseo Soriano não é realmente conhecedor da Sagrada Escritura. Ele pode ter memorizado um grande número de versículos, mas não entende o seu pleno significado e os usa fora de contexto para provocar agitação em seus seguidores. O nível dos decibéis é a única coisa que ele entende. Foi em Apalit, Pampanga, que ele aprendeu esta técnica de manipular as massas. Ele sabe muito bem como incitar seus seguidores a balbúrdia, e faz assim para afetar adversamente seu oponente. O furor resultante é em geral suficiente para causar confusão e perda de confiança em seu oponente, que normalmente não é sabedor que Eliseo Soriano traz consigo todo seu grupo de auxiliares e um grande número de seus devotos.

Este estilo filipino de debate vai somente atrair pessoas para adorar e se devotar ao líder de seita ou seu fundador ao invés de Cristo. É por isso que o apóstolo Paulo alerta aos crentes sobre este tipo de devoção, “Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?” (I Co 3:4). A única conclusão que alguém pode chegar, baseado em seu modus operandi é que tanto Eliseo Soriano quanto os demais líderes da igreja de Deus internacional/O Caminho Antigo são líderes de seita carnais (mundanos), cujo único objetivo é se elevarem aos olhos de seus seguidores. Isto está em direta oposição ao método usado por Paulo nas Escrituras do Novo Testamento. Diferentemente do homem ouvido na primeira parte deste parágrafo, Paulo sempre aponta a mensagem para Cristo e não para si mesmo (I Co 11:1; Hb 12:2).

Na próxima vez que você assistir a um debate com Eliseo Soriano não acredite de imediato que ele sairá vencedor. É através de ruidosa, emocional e estúpidas respostas (encorajadas por ele) do grande número de seus seguidores sempre presentes em qualquer debate, que Eliseo Soriano é capaz de criar a ilusão (enganação é uma melhor descrição) de que ele venceu o debate.

por Justyn M. – The Bereans, Filipinas

Leia também:
Eli Soriano Exposto!
Um ex-membro da seita de Eli Soriano fala das suas incoerências

Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira – www.thebereans.net

Fonte:  http://www.discernimentobiblico.net/Como%20Eliseo%20Soriano%20derrota%20seus%20oponentes.html

CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 25,00 por mês

Sobre Ministério Heresia Tô Fora!

O ministério Heresia Tô Fora, no inicio era uma coluna no jornal O Resgate, mas as dúvidas enviadas pelo e-mail foram tantas que senti a necessidade de criar um site e um centro de estudos que funciona desde 1994, nosso ministério é paraeclesiástico e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas. Nossos objetivos são informar, ensinar e equipar os cristãos sobre as verdades do cristianismo bíblico. Visa atender à igreja em suas necessidades, oferecendo uma parceria qualificada na área da Apologética Cristã.
CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 8.00 por mês