“a vereda dos justos é como a luz clara que clareia mais e mais até o dia estar firmemente estabelecido. O caminho dos iníquos é como as trevas; não souberam em que têm estado tropeçando.”
(Provérbios 4:18-19)
Para justificar as mudanças, a liderança das Testemunhas de Jeová usa o texto acima. O contexto de Provérbios 4:18 contrasta a vereda luminosa dos justos com o “caminho dos iníquos”. Em momento algum se diz que o justo tropeça na direção errada até que ele receba uma “nova luz” para corrigí-lo. Ora, no caso das TJs, se as “novas verdades” contradizem os velhos ensinos, então, a “velha luz” deve ter sido trevas. Crescer em conhecimento é reter a verdade que temos e aumentar o nosso stock. Diferente disso, as TJs substituem a “verdade” de ontem pela “nova verdade” de hoje.
Uma nova visão da verdade nunca pode contradizer uma verdade anterior. Uma ‘nova luz’ jamais contradiz uma ‘luz’ mais antiga, mas a complementa. Se você estivesse iluminando uma casa que dispõe de sete bicos de gás, você não apagaria um deles toda vez que acendesse outro, mas acrescentaria uma luz à outra, estas estariam em harmonia e, deste modo, provariam um aumento da luz: Assim é com a luz da verdade; o verdadeiro aumento ocorre por acrescentar-se luz, não por substituir uma por outra.”
A Sentinela de fevereiro de 1881, página 3. (Na época chamada de A Torre de Vigia de Sião – Zion’s Watch Tower).
Exemplos:
“Os pais eram Testemunhas de Jeová e não permitiram que ele recebesse um transplante de córnea para recuperar a visão. Na época ensinavam que isso era pecado de ‘canibalismo’. Hoje em dia o transplante já é permitido pela liderança. Mas, infelizmente hoje ele não pode mais fazê-lo.”
“A mãe em obediência a liderança das Testemunhas não há vacinou. Na época, ensinavam que vacinar era “prática demoníaca”. Ficou muito, muito doente. E até hoje sofre as dolorosas conseqüências…” Atualmente a liderança até elogia as vacinas!
Fonte: indicetj.com