sexta-feira, 20 outubro , 2017
Últimas Notícias
Capa / Notícias / Gospel / Texto do Alcorão que nega a divindade de Jesus foi lido em Igreja por muçulmana convidada
Texto do Alcorão que nega a divindade de Jesus foi lido em Igreja por muçulmana convidada

Texto do Alcorão que nega a divindade de Jesus foi lido em Igreja por muçulmana convidada

Uma notícia um tanto quanto “desagradável” a fé cristã vem repercutindo em todo mundo. Durante as comemorações da tradição cristã da Epifania e do “Dia de Reis”, que aconteceu no dia 6 deste mês na Catedral Episcopal de Glasgow (da Igreja Episcopal da Escócia, oficial do país), houve uma abertura ecumênica por parte do reverendo Kelvin Holdsworth, responsável pela catedral.

Foi convidada uma estudante muçulmana chamada Madinah Javed para recitar trechos do Alcorão (livro sagrado do Islã) sobre Jesus – o que foi feito – porém, na língua árabe. Contudo, a maioria das pessoas presentes no evento não conheciam a língua e grande parte até elogiou o ato, mesmo sem saber ao certo o que havia sido recitado.

A página da igreja no Facebook comemorou o culto descrevendo-o como um “evento maravilhoso”, além de ressaltar que a congregação ali presente foi lembrada de que “até mesmo os não cristãos reconheciam Jesus”. O vídeo com a leitura do Alcorão foi publicado na mesma página, mas devido a repercussão do caso, tanto a postagem quanto o vídeo foram retirados.

Apesar dos trechos do Alcorão recitados por Javed reconhecerem a historicidade de Jesus, eles negam Sua divindade como Filho de Deus; na verdade, os muçulmanos repudiam essa doutrina. Em parte, a declaração da Surata 19 do Alcorão, que fala sobre Jesus diz:

Este é Jesus, filho de Maria; é a pura verdade, da qual duvidam(890). É inadmissível que Deus tenha tido um filho. Glorificado seja! Quando decide uma coisa, basta-lhe dizer: Seja!, e é (891)

Quão ouvintes e quão videntes serão, no dia em que comparecerem ante Nós! Porém, os iníquos estão, hoje, em um evidente erro. (892)”

A negação da divindade de Jesus foi explícita durante o culto que celebrava justamente o contrário. A doutrina da divindade de Jesus é um dos pilares da fé cristã, algo amplamente afirmado e difundido no Novo Testamento através dos milênios. Negar a divindade de Jesus implica em negar o cristianismo.

A decisão da liderança da Catedral de Glasgow talvez tenha sido embasada na simbologia que a visita dos reis magos ao menino Jesus traz, o reconhecimento do mundo pagão de que Cristo é o salvador dele. Contudo, neste caso o desfecho foi constrangedor.

Na tentativa frustrada de muitas lideranças cristãs europeias em mostrar “tolerância” as outras religiões e culturas, tem-se aberto um precedente perigoso a fé cristã, como um “cavalo de troia”, pois não há uma visão sensata de limites entre as religiões, que muitas vezes (como no caso do cristianismo e islamismo) se chocam em vários aspectos como doutrina, cultura, moralidade, política, entre outros.

Em entrevista à BBC, o reverendo Kelvin Holdsworth tentou se justificar dizendo que, … as leituras do Alcorão na catedral fazem parte dos esforços para construir relacionamentos entre cristãos e muçulmanos em Glasgow. Tais leituras aconteceram várias vezes no passado, nesta e em outras igrejas, e levaram a aprofundar as amizades localmente, a uma maior conscientização sobre as coisas que temos em comum e ao diálogo sobre as maneiras pelas quais diferimos.”

Mas, ao ser questionado se ele sabia o que o texto do Alcorão recitado (Surata 19) dizia sobre Jesus, Holdsworth simplesmente não quis responder.
Em um comunicado, Michael Nazir-Ali, um dos principais líderes cristãos na Grã-Bretanha, condenou a leitura do Alcorão na igreja:

As autoridades da Igreja Episcopal Escocesa devem imediatamente repudiar este convite mal-aconselhado.”

Ele também pediu que o principal líder desta igreja, Justin Welby, Arcebispo de Canterbury, reafirmasse publicamente que a Comunhão Anglicana não reconhece o evento ocorrido.

Os cristãos devem saber o que seus concidadãos acreditam e isso pode incluir a leitura do Alcorão para si mesmos, seja no original ou na tradução, mas não é a mesma coisa que lê-lo na Igreja no contexto do culto público.”

Ainda, segundo Nazir-Ali,

É particularmente insensível ter esta passagem lida na Igreja durante a Festa da Epifania, quando celebramos não só a manifestação de Cristo aos gentios, mas também o seu batismo e a declaração divina: “Tu és o meu filho amado, em quem me comprazo.”

Afinal, não há relatos de ecumenismo que seja proporcionado por parte de lideranças islâmicas, pois eles entendem que não há outra religião verdadeira (e isso inclui aspectos políticos, morais, culturais, etc) além daquela que eles praticam. Assim, não vemos lideranças islâmicas convidando cristãos para lerem a Bíblia em mesquitas ou para participar abertamente de festividades da religião muçulmana.

Até a postagem desta notícia a Igreja Episcopal escocesa não quis se pronunciar publicamente sobre o ocorrido.

Referências:

Christian Today – Controversy Over Cathedral Koran Reading Deepens With Denial That Jesus Is Son of God.

BBC – Clergyman defends St Mary’s Cathedral Koran reading

Fonte: http://www.raciociniocristao.com.br

CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 25,00 por mês

Sobre Ministério Heresia Tô Fora!

O ministério Heresia Tô Fora, no inicio era uma coluna no jornal O Resgate, mas as dúvidas enviadas pelo e-mail foram tantas que senti a necessidade de criar um site e um centro de estudos que funciona desde 1994, nosso ministério é paraeclesiástico e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas. Nossos objetivos são informar, ensinar e equipar os cristãos sobre as verdades do cristianismo bíblico. Visa atender à igreja em suas necessidades, oferecendo uma parceria qualificada na área da Apologética Cristã.
CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 8.00 por mês