Bíblia Dake – Erros doutrinários

Apologéticos Estudos

Bíblia Dake - Erros doutrináriosDepois de folhear a Bíblia Dake, editada pela CPAD e Editora Atos, pude encontrar alguns equívocos doutrinários. Em uma visão rápida, procurando a abordagem de Dake sobre alguns temas mais comuns de se deparar com heresias, encontrei 6 (seis) comentários, os quais reproduzo aqui. Os números das páginas estão em negrito para melhor indicação. Vou fazer um leve comentário contestando-os.

Na página 3, comentário sobre Gn 1:28c, está escrito: “Isso mostra a existência de um sistema social antes de Adão”.

No blog Fronteira Final, pastor Antônio Mesquita assim se expressou sobre isso: “… questões não aceitas pela doutrina cristã, como o comentário de Gênesis 1:28c, que a mim não passa de especulação, dando conta da existência de uma sociedade pré-adâmica…”. De fato, não existem textos bíblicos claros que evidenciem essa especulação. O próprio G. H. Pember, que argumentou bastante sobre essa interpretação em As Eras Mais Primitivas da Terra, escreveu: “Consideremos, então, as poucas referências que a Bíblia parece oferecer relacionadas a este grande mistério. Contudo, devemos pisar de leve… pois não temos certeza do seu fundamento1”. Então, está claro que essa abordagem é antipentecostal.

Veja o que está dito na página 72, a respeito da Trindade: “Todas as três pessoas têm o próprio corpo, alma e espírito e formam a Trindade divina”.

Esse equívoco doutrinário ficou famoso com Benny Hinn, que sugeriu o desmembramento das três pessoas, afirmando: “há nove deles”. Mas leia em contrapartida o que disse Hank Hanegraaff: “A assertiva de que cada membro da Trindade tem seu próprio e distinto corpo espiritual subentende que existam três seres separados e distintos – em outras palavras, três deuses. Essa visão antibíblica (o triteísmo) corre contrário a tudo quanto as Escrituras ensinam – que há um só Deus, revelado em três pessoas2”.

Dake dá 18 definições de fé, a maioria baseada em Hebreus 11. A terceira definição que ele dá é: “Poder criativo das obras divinas”, baseado em Hb 11:3. (Página 1969).

Porém, o texto de Hebreus diz outra coisa: “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”. A tentativa de Dake é induzir o leitor a pensar que Deus criou o mundo por Sua fé (para sustentar o ensino errôneo da fé do tipo de Deus), entretanto, o que o texto está dizendo é que nós entendemos pela fé, que Deus criou os mundos pela sua palavra.

A prova de que Dake está tentando induzir esse pensamento acima, é que está escrito claramente isto na página 1613. Ao explicar Mc 11:22, ele diz: “Literalmente: ‘Tenha a fé de Deus’… o homem foi criado com a fé de Deus…”.

Deus não precisa de fé. A Bíblia diz que Jesus é “o autor e consumador da fé” (Hb 12:2), assim, ele é o objeto da fé e não um sujeito que precisa ter fé.

Agora vamos para a página 1732 da Bíblia Dake. Comentário de Jo 15:7. “… Um verdadeiro cristão pode conseguir o que quiser, assim como o que precisar. Uma oração dizendo: “se for da tua vontade”, envolvendo qualquer coisa que Deus já prometeu, e portanto já claramente mostrada que é da vontade dele, sendo pedida com fé, sem duvidar, é realmente uma oração de incredulidade”.

Eu já li isso em outros lugares. Nos escritos de Kenneth Hagin e R. R. Soares, por exemplo. Mas não podemos nos deixar envolver por mais esse ardil. ‘Se for da tua vontade’ não é incredulidade, mas reconhecimento da soberania de Deus. Jesus ensinou no Pai Nosso a frase “seja feita a tua vontade” (Mt 6:10) e deu-nos o exemplo quando orou ao Pai no Getsêmani “faça-se a tua vontade” (Mt 26:42). E mais, nós não podemos conseguir o que quisermos como diz Dake, nós temos é que orar pedindo a Deus a realização da vontade d’Ele em nossa vida.

Vamos pra mais algumas página 1717, com comentário de Jo 14:13: “O propósito da procuração entregue aos crentes”. Página 1721, com comentário de Jo 16:23: “Isso repete a doutrina da procuração em favor dos crentes, e ensina a representação nas questões divinas”. “O uso livre, ilimitado e absoluto de seu nome é o depósito na conta da igreja. Os cheques serão descontados na medida em que forem assinados por uma mão firme e segura”. Comentário de Jo 14:24: “… não hesite em pedir quaisquer bênçãos físicas, materiais ou espirituais – qualquer necessidade de seu corpo, alma e espírito, pois Ele não lhes negará nenhuma benção”.

Não é o uso livre e ilimitado do nome de Jesus que nos garante resposta das orações. Isso se parece com exigir de Deus, e não pedir (outro ensino errado da Confissão Positiva).

Agora imagine Deus atendendo todas as nossas orações! É óbvio que Ele não atenderá uma oração egoísta, uma oração que não esteja de acordo com Sua vontade (1Jo 5:14). E ainda, os propósitos de Deus em nossa vida é que valem (Rm 8:28) mesmo quando não entendemos na hora (Jo 13:7).

NOTA 1: Embora esses comentários sejam contrários a doutrina ortodoxa da Assembleia de Deus, a Bíblia Dake tem muitas qualidades no que concerne a ferramentas de estudo para os ministros, professores e estudiosos da Bíblia Sagrada.
NOTA 2: Não é o lançamento desta Bíblia pela CPAD que vai tirar meu respeito e confiança pela editora. É preciso mais.
NOTA 3: A Bíblia Dake deve ser estudada e analisada à luz de 1Ts 5:21: “Examinai tudo. Retende o bem”.

Referências:
1. Pember, G. H. As Eras Mais Primitivas da Terra. Tomo 1. São Paulo: CCC Edições, 2002. Página 62.
2. Hanegraaff, Hank. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. Página 135.

Cláudio AnaniasAutor: Cláudio Ananias
Professor e superintendente de Escola Bíblica Dominical na Assembleia de Deus. Desde 1997, atua como diretor musical de grupos vocais evangélicos. Bacharel em música, com habilitação em Violão e Regência, pela UFRN. Bacharelando em Teologia pela ETAP.
E-mail: c.nias@hotmail.com

9 comentários sobre “Bíblia Dake – Erros doutrinários

  1. É sempre bom sermos esclarecidos sobre materiais perigosos. No entanto não podemos deixar de possuir uma bíblia tão boa como a Dake por esta causa,acho que boa parte dos que a compra são sábios o suficiente pra tirar suas próprias conclusões. É uma bíblia que contém erros doutrinários, mas muito boa pra pesquisas. Obrigado.

    1. Aliviou meu coração essa explicação. Estava ansiosa quando estudando esta bíblia me deparei com as questões acima. Nunca havia ouvido falar em era pré adamica e que Deus havia criado o mundo 2 vezes. A bíblia é excelente, mas infelizmente , concordo com o irmão, são heresias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *