segunda-feira, 18 dezembro , 2017
Últimas Notícias
Capa / Estudos / Devocional / A lacuna entre o conhecimento bíblico e a maturidade espiritual
A lacuna entre o conhecimento bíblico e a maturidade espiritual

A lacuna entre o conhecimento bíblico e a maturidade espiritual

Esta reflexão é baseada na Wednesday’s Word de Paul Tripp do dia 11 de março de 2015, intitulada All the Right Answer.

A boa doutrina nem sempre resulta num estilo de vida de obediência. – Paul Tripp

Você alguma vez já considerou a resposta que Jonas deu à pergunta dos marinheiros e a relacionou com o comportamento do profeta?

Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? (Jonas 1.8)

A contradição de Jonas

Jonas foi convocado por Deus para que pregasse à grande cidade de Nínive, na Assíria, cujo povo era extremamente mau. Jonas, desobediente, tomou um barco na direção oposta da localização da cidade citada por Deus (Jonas 1.1-3).

Durante a viagem o clima se tornou perigoso, obra das mãos de Deus. Os marinheiros, apesar da experiência, ficaram assustados e começaram a fazer o que era possível para que o barco não afundasse, inclusive clamavam cada um ao seu deus. Incrivelmente, naquele momento Jonas se encontrava dormindo no porão do barco (Jonas 1.4-5), onde subitamente o capitão o encontrou e pediu para que ele também clamasse ao seu deus – o capitão ainda não sabia que Jonas conhecia o verdadeiro e único Deus (Jonas 1.4-6).

Com o risco de morte iminente e possivelmente com os marinheiros cogitando ser a tempestade algo sobrenatural, eles usaram um meio bastante inconvencional para os nossos dias para descobrir o responsável pela questão meteorológica. Eles tiraram sortes e Jonas foi o apontado pela providência de Deus. Prontamente os marinheiros lhe perguntaram: Diga-nos, quem é o responsável por esta calamidade? Qual é a sua profissão? De onde você vem? Qual é a sua terra? A que povo você pertence? (Jonas 1.7-8)

Aos atentos à narrativa, a resposta de Jonas surpreende: Eu sou hebreu, adorador do Senhor, o Deus dos céus, que fez o mar e a terra (Jonas 1.9). Note a contradição das palavras do profeta com sua atitude rebelde à ordem de Deus.

Em seu cérebro, Jonas entende quem ele é (um hebreu) e quem Deus é (o Deus dos céus, que fez o mar e a terra). Porém, eu seu coração, Jonas não teme verdadeiramente o Senhor o quanto ele diz. Se Jonas genuinamente temesse a Deus, ele estaria correndo em direção a Nínive, não para longe dela. — Paul Tripp

Eu não posso olhar para a contradição de Jonas e deixar de pensar em mim mesmo. Reconheço que o meu conhecimento teológico nem sempre refletiu minha vida prática; ainda luto com isso. De fato, houve uma fase bem clara em minha vida, quando o desenvolvimento do conhecimento teológico era geométrico, enquanto o crescimento da vida prática era aritmético, ou seja, numa velocidade bem inferior.

Boa teologia é extremamente importante; eu nunca minimizaria sua significância. Mas aprendamos com Jonas: nunca, nunca, nunca deixe seu conhecimento bíblico definir sua maturidade espiritual. (…) Ser capaz de comunicar um princípio bíblico não significa que você alegremente se submeteu a viver dentro de seus limites. — Paul Tripp

Talvez você precise, como eu precisei, discernir as áreas da sua vida cuja lacuna entre o cérebro e o coração somente aumentam (Salmos 139.23-24). Confesse ao Senhor as vezes que você viajou em direção contrária ao destino que você conhecia ter Deus estabelecido e descanse no Seu perdão e Sua graça.

O coração que sabe discernir busca o conhecimento, mas a boca dos tolos alimenta-se de insensatez (Provérbios 15.14).

Fonte: Todah Elohim

Heresia Tô Fora

Autor: Thiago Zambelli.
Disposto a dialogar sobre diversos assuntos, não é uma área específica que lhe apraz, mas o zelo pelas Escrituras. Thiago Zambelli atualmente é mestrando em Aconselhamento Bíblico pelo Seminário Teológico Batista do Sudeste (SEBTS) e editor do site Todah Elohim.

CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 25,00 por mês

Sobre Ministério Heresia Tô Fora!

O ministério Heresia Tô Fora, no inicio era uma coluna no jornal O Resgate, mas as dúvidas enviadas pelo e-mail foram tantas que senti a necessidade de criar um site e um centro de estudos que funciona desde 1994, nosso ministério é paraeclesiástico e interdenominacional que promove a fé cristã mediante a produção de pesquisas e informações religiosas. Nossos objetivos são informar, ensinar e equipar os cristãos sobre as verdades do cristianismo bíblico. Visa atender à igreja em suas necessidades, oferecendo uma parceria qualificada na área da Apologética Cristã.
CRB INFORMÁTICA - Hospedagem de Sites R$ 8.00 por mês